Programa de Pós-Graduação em Neurociências

Arquivo da Categoria "Disciplinas"

Ementas de Disciplinas

Postado por neurociencias em 24/out/2016 -

TODAS AS DISCIPLINAS (ORGANIZADAS ABAIXO, EM ORDEM ALFABÉTICA) SÃO OFERECIDAS AOS ALUNOS DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, NA FORMA DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CRONOGRAMA DE DISCIPLINAS OFERECIDAS.

 

ASPECTOS PATOLÓGICOS DE LESÕES NO SISTEMA NERVOSO ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Aspectos gerais das lesões; características de lesões no sistema nervoso; marcadores de lesões no sistema nervoso; morte celular: marcadores de necrose e de apoptose.
ATIVIDADE ELÉTRICA NEURONAL ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: “Potencial de repouso: Conceito de difusão através da membrana; a lei de Fick; potenciais de difusão; potenciais de equilíbrio; a equação de Nernst; as bases iônicas para os potenciais de membrana; gênese do potencial de membrana; a bomba de sódio e de potássio; a importância da atividade da bomba. Potencial de ação: O impulso nervoso; características do potencial de ação; as bases iônicas do potencial de ação; as propriedades do potencial de ação; a técnica de “”voltage clamp””; a técnica de “”patch clamp””; mecanismos de propagação do potencial de ação; condução saltatória; registro extracelular do potencial de ação. Transmissão sináptica: Junção neuromuscular; morfologia da junção neuromuscular; moléculas neurotransmissoras; etapas da transmissão sináptica; o potencial de placa motora; características e propriedades do potencial de placa; microfisiologia da junção neuromuscular; Sinapses neurônio – neurônio; morfologia das junções sinápticas; tipos de sinápses neurônio-neurônio; sinápses excitatórias e inibitórias; características do potencial pós-sináptico excitatório e inibitório; mecanismos de facilitação e de oclusão; gênese do potencial de ação na membrana pós-sináptica; mecanismos de inibição sináptica. “
BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO ANIMAL (60 horas – 2 créditos) EMENTA: Discussão de aspectos históricos; conceitos envolvidos na formação e expressão do comportamento; substratos neurais e neurotransmissores que subjazem o comportamento; participações genéticas, filogenéticas e ontogênicas no comportamento; protocolos experimentais e suas possíveis inferências com condições patológicas.
BASES BIOQUÍMICAS DA NEUROTRANSMISSÃO SINÁPTICA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Conceito de neurotransmissores e seu papel na comunicação intercelular no SNC; Mecanismo de síntese e compartimentalização de neurotransmissores; Controle da síntese de neurotransmissores; Liberação de neurotransmissores; Controle da liberação de Neurotransmissores; Receptores de membrana; Interação ligantes-receptores, cinética das interações; Transdução de sinais, segundos menssageiros e cascatas metabólicas; Complexos receptores-canais ativados por ligantes; Controle da integração de sinais; Sistemas: Colinérgicos, GABAérgico, Dopaminérgico e de amino ácidos excitatórios.
BASES MOLECULARES DA ONCOGÊNESE ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: O ciclo celular e o processo neoplásico. Controle do Ciclo celular. Propriedades das Células Cancerosas. Oncogenes. Genes supressores de tumor. O desenvolvimento e as causas do câncer – agentes químicos, radiação e Vírus (DNA e RNA). Aplicações da Biologia Molecular na caracterização dos tumores e Tratamento do Câncer. Bibliografia: Oncologia Molecular, Carlos Gil Ferreira & José Cláudio Rocha, Editora Atheneu, 2004. Artigos científicos programados ao longo da disciplina.
BIOLOGIA CELULAR DAS MEMBRANAS E PROCESSOS DE TRANSPORTE ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Estrutura da membrana plasmática; aspectos históricos do desenvolvimento de modelos de membrana; análise físico-química e aspectos termodinâmicos da estrutura da membrana; movimentos dos lipídios e proteínas; transporte através da membrana plasmática; transporte passivo e ativo; carreadores e canais; regulação dos transportadores.
BIOLOGIA MOLECULAR BÁSICA ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Estrutura de ácidos nucléicos. Organização da cromatina e estrutura gênica. Replicação do DNA. Síntese e processamento de RNA. Síntese, enovelamento e processamento de proteínas. Endereçamento de proteínas. Mecanismos de controle da expressão gênica.
CITOCINAS E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Definição de citocinas. Caracterização das famílias de moléculas que compõem a super família das citocinas. Mecanismos de sinalização das citocinas, receptores envolvidos e vias de sinalização. Ações redundantes das citocinas. Citocinas regulando a expressão de citocinas. Mecanismos de estimulação e de inibição. Citocinas e o desenvolvimento neuronal. Citocinas regulando a síntese e liberação de neurotransmissores. Citocinas mediando sobrevida e apoptose.
CRONOMETRIA MENTAL COMO TÉCNICA DE ESTUDO DO CÉREBRO HUMANO ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: A técnica da cronometria mental: histórico, método subtrativo, método aditivo. Fatores que influenciam o tempo de reação a um estímulo visual: variáveis relacionadas com o estímulo, variáveis relacionadas com o sujeito. A programação dos atos motores: a compatibilidade espacial, o efeito Simon. A atenção visual soptativa: mecanismos automáticos e voluntários na orientação da atenção, a hipótese pré-motora da atenção visual soptativa.
CULTURA DE CÉLULAS NERVOSAS ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Obtenção de tecido nervoso embrionário; métodos de dissociação de células nervosas embrionárias; tipos de cultura: monocamada, agregados e explantes; seleção de substratos de alta adesividade; obtenção de culturas purificadas de neurônios; culturas complexas: desenvolvimento de células gliais; aplicação de culturas em estudos neuroquímicos.
DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Indução Neural, Neurogênese, Migração celular, Sobrevivência neuronal, Diferenciação neuronal, Crescimento axonal, Formação de sinapses, Eliminação de sinapses.
ESTUDO DE POPULAÇÕES NEURONAIS E SUAS CONEXÕES POR MEIO DE TRAÇADORES NEUROANATÔMICOS ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Transporte axonal anterógrado e retrógrado. Tipos de traçadores utilizados para mapeamento neuronal. A enzima peroxidase como traçador neuronal anterógrado e retrógrado. Dextranas biotiniladas e toxina da cólera como traçadores neuronais. Reações histoquímicas que permitem localizar a presença de peroxidase nos tecidos. Determinação do tipo de traçador em função do protocolo experimental. Injeção de HRP como traçador anterógrado e retrrógrado. Utilização de traçadores lipofílicos e fluorescentes anterógrados. Processamento do material para a reação histoquímica. Observação do material ao microscópio óptico.
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA BIOLOGIA DOS TRANSPORTADORES DE MEMBRANA NO SISTEMA NERVOSO (30 HORAS – 1 crédito) EMENTA: Controle transcricional e traducional da expressão de transportadores no cérebro; Regulação do tráfego dos transportadores no cérebro; Transportadores como receptores: agentes de sinalização celular; Doenças relacionadas à transportadores e oportunidades destes como alvos farmacológicos.
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA MOLECULAR E SUAS APLICAÇÕES ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Tecnologia do DNA recombinante. Vetores. Transformação de bactérias. Técnicas de clonagem e isolamento de genes. Fundamentos teóricos dos métodos de análise de macromoléculas. Transgenese, nocaute e terapia gênica. Métodos de diagnóstico molecular. Vacinas.
IMUNOCITOQUÍMICA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Métodos de produção e obtenção de anticorpos: anticorpos policlonais -imunização, anticorpos monoclonais. Fusão, clonangem, manutenção e expansão de clones celulares. Métodos de purificação de anticorpos, Precipitação, imuno adsorsão, cromatografia. Métodos de detecção de anticorpos, precipitação, aglutinação, imunoenzimáticos. Métodos de obtenção, purificação e caracterização de populações celulares, gradiente, “panning”, “beads” e citometria de fluxo. Métodos moleculares para caracterização de células apoptóticas.
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA ORGANIZAÇÃO CEREBRAL E NA COGNIÇÃO: POSSÍVEIS DIFERENÇAS E SEUS MECANISMOS. ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: O cérebro masculino e o cérebro feminino; Influências hormonais e sócio-culturais sobre o desenvolvimento do cérebro humano; Métodos para o estudo das diferenças cognitivas entre os sexos; Modelos sobre os tipos de processamento predominantes no sexo feminino e no sexo masculino: Empatia e Sistematização; O autismo; Papel dos neurônios espelho na interação interpessoal.
INTERAÇÃO FÁRMACO vs. RECEPTOR ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: O curso se destina a explorar os conceitos chave das interações entre moléculas ligantes em receptores biológicos (enzimas, receptores, transportadores, canais iônicos, etc.) e sobre qual aspecto estes se relacionam com a qualidade e quantidade de efeito induzido pela ligação. Serão estudadas as relações quantitativas de ocupação (“binding”) nos sítios biológicos (Bmáx, Kd), os tipos de efeito produzido (eficácia) pela ligação de fármacos (agonismo total, parcial e inverso), definição de atividade intrínseca e eficácia intrínseca, aspectos quantitativos de potência de efeitos (EC50), estudo de antagonismo competitivo (ensaios de deslocamento e potência inibitória, IC50), não competitivo e irreversível. No ensaio de antagonismo competitivo será discutida a relação quantitativa de afinidade e concentração entre agonistas e antagonistas (equação de Cheng-Prussof). Será discutido também o impacto do conhecimento destas propriedades interativas entre Concentração vs. Afinidade, e o impacto da seletividade de efeitos farmacodinâmicos desejados.
INTERAÇÕES IMUNONEUROENDÓCRINAS ( 90 HORAS – 3 créditos ) EMENTA: Noções gerais de fisiologia do sistema imune e seus mediadores. Noções gerais sobre o sistema endócrino, com ênfase no eixo hipotálamo-hipófise-glândulas-alvo. Inervação de glândulas endócrinas e órgãos do sistema imune. Sintaxe comum nos sistemas imune, nervoso e endócrino: citocinas, hormônios, neuropeptídeos e neurotransmissores. Controle de funções hipotálamo-hipofisárias por citocinas. O Timo como paradigma para controle neuroendócrino do sistema imune. Estresse e imunidade. Noções de psicoimunologia.
MÉTODOS DE BIOLOGIA MOLECULAR APLICADOS À PESQUISA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Diferenças estruturais e funcionais de células eucarióticas. Culturas de linhagens celulares estabelecidas. Análise da síntese de macromoléculas (DNA e Proteínas) através da incorporação de precursores radioativos em cultura de células e os estudos de mecanismos de ação das drogas. Análise do perfil de proteínas pela técnica de western blot. Síntese de proteínas recombinantes em sistema de expressão bacteriano e suas aplicações nos estudos de mecanismos de ação das drogas em sistemas acelulares (“cell free systems”). Princípios e aplicações da técnica de PCR.
MÉTODOS DE ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE PROTEÍNAS ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Propriedades físico-químicas das proteínas; cromatografia líquida de alta e baixa pressão; eletroforese; diálise.
MODELOS ANIMAIS PARA A EXPERIMENTAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Animais de laboratório como um modelo experimental; Criação e manejo dos animais; Regras para a utilização de animais de laboratório; Adequação de biotérios à experimentação animal.
MODELOS EXPERIMENTAIS EM NEUROIMUNOLOGIA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Aulas teóricas e desenvolvimento de trabalho experimental abordando os modelos escolhidos. Serão realizados estudos práticos, utilizando técnicas de laboratório básicas em bioterismo, biologia celular, molecular e imunologia. Para o estudo do processo de inflamação e desmielinização no sistema nervoso central será utilizado o modelo da encefalomielite autoimune experimental (EAE) em linhagens de camundongos susceptíveis à doença e como modelo da inflamação no tecido muscular, será utilizado o camundongo mdx, modelo animal da distrofia muscular do tipo Duchenne.
NEUROBIOLOGIA DA MATRIZ EXTRACELULAR  ( 60h-2 – créditos)  EMENTA: Moléculas da matriz extracelular no sistema nervoso central (SNC); Interações celulares mediadas pela matriz extracelular (MEC); Sinalização celular e MEC;  Participação da MEC no desenvolvimento e plasticidade do SNC; Alterações da MEC e o envolvimento com patologias do SNC
NEUROBIOLOGIA DOS PROCESSOS COGNITIVOS ( 90 HORAS – 3 créditos ) EMENTA: Modelos do processamento da informação pelo cérebro humano. Operações mentais elementares. Cronometria mental. Modos de representação da informação: código visual, fonético e semânticos. Modos de processamento da informação: Processos automáticos vs. processos controlados. A atenção visual soptativa como modelo de processo cognitivo. Mecanismos neurais da atenção visual soptativa. O uso do PET na localização das funções cognitivas do cérebro humano. Atenção, linguagem e consciência.
NEUROBIOLOGIA DOS SISTEMAS SENSORIAIS, MOTORES E COGNITIVOS ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Sistemas Sensoriais: Receptores sensoriais: definição e importância evolutiva; função evolutiva; tipos de receptores quanto ao estímulo adequado; receptores fásicos e tônicos; propriedades dos recepotores sensoriais; potencial gerador. – Processamento da informação visual: Estrutura da Retina; Fotorreceptores e fototransdução; Processamento visual na retina;Processamento cortical em série e em paralelo; Visuotopia. – Audição: Processamento da informação auditiva no ouvido médio; Estrutura e função do ouvido médio e interno; O órgão de corti; Mecanismos de adaptação ao estímulo auditivo; Transdução em células ciliadas; Vias centrais e processamento cortical: tonotopia. – Olfato e gustação: Receptores sensórias de olfato e gustação; Distribuição de receptores olfativos e gustatórios nos epitélios sensoriais;Mecanismos moleculares de transdução. Somestesia e dor: Receptores cutâneos e profundos; Características de Nociceptores; Mecanismos de Transdução; Vias sensoriais centrais; Mecanismos de modulação da dor. – Controle Motor: Reflexos Medulares; Controle motor, postura e locomoção; Controle cortical e programação motora; Cerebelo; Gânglios da Base; Doenças degenerativas.
NEUROCIÊNCIAS, BIOINFORMÁTICA E ARTIGOS: UTILIZANDO FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA PUBLICAÇÃO. ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: “Alvos terapêuticos e doenças (i.e. neurodegenerativas). Neurociências: alvos terapêuticos de impacto. Bioinformática e Inteligência artificial- conceitos, ferramentas e aplicação. Projeto Genoma – o inicio, o meio, sem fim… Representação da seqüência protéica (estruturas 1a, 2a, 3a e 4a). Predição de função protéica (i.e. Proteoma). Anatomia dos artigos científicos e correlação entre varias áreas. Periódicos científicos da área de Bioinformática e Neurociências; Qualys-Capes; Índice de Impacto e cientometria. Mecanismos de avaliação por pares e de submissão e aprovação de artigos; Pesquisa bibliográfica em bases de dados. Anatomia dos projetos científicos nas diversas agências nacionais e internacionais. Critérios de avaliação por pareceristas ad hoc. Exercícios de redação de artigos em português e inglês, de interesse dos alunos correlacionando ambas as áreas Bioinformática e Neurociências. “
NEUROIMUNOLOGIA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Introdução à Neuroimunologia; Hematopoiese. Implicação no sistema nervoso central; Organização e estrutura dos tecidos linfóides; Sistema mononuclear fagocítico do sistema nervoso; Influência do microambiente na maturação, ativação e regulação das células acessórias e efetoras na imunidade natural e adaptativa; Moléculas de reconhecimento; Migração celular para o sistema nervoso; Influência neuroimune na inflamação.
NEUROPLASTICIDADE ( 90 HORAS – 3 créditos ) EMENTA: Mecanismos de Desenvolvimento de Topografia: a hipótese de Sperry; Gradientes Moleculares e o Desenvolvimento de Topografia no Sistema Visual; Papel da atividade Elétrica no Desenvolvimento de Projeções Visuais; Sinapses Hebianas e Plasticidade Sináptica; Papel de Neurotransmissores no Desenvolvimento e Reorganização Plástica do SNC; Mecanismos Celulares/Moleculares da LTP e LTD no Hipocampo; Mecanismos Celulares/Moleculares da LTD no Cerebelo; Mensageiros retrógrados e Plasticidade Sináptica; Neurotrofinas e Plasticidade Sináptica; Competição Sináptica e Desenvolvimento de Padrões de Conexão em motoneurônios; Mensageiros Retrógrados e o Desenvolvimento e Plasticidade do Sistema Visual; Plasticidade no SNC adulto.
NEUROTRANSMISSORES E DISTÚRBIOS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Neurotransmissores; Doenças do Sistema Nervoso; Transtornos do Humor; Neuroses e Psicoses; Doenças Neurodegenerativas.
NEUROTROFINAS: DA DESCOBERTA À ATUALIDADE ( 90 HORAS – 3 créditos ) EMENTA: Fatores Tróficos e o Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Morte Celular Natural e a Descoberta do NGF; Família de Neurotrofinas; Receptores e Mecanismos de Ação; Mecanismos de Síntese e Liberação das Neurotrofinas; Neurotrofinas e Neurotransmissores; Neurotrofinas e a Diferenciação Neuronal; Neurotrofinas e as Doenças Neurodegenerativas.
O DUALISMO DA APOPTOSE: DO DESENVOLVIMENTO ÀS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Definir o termo apoptose e o fenômeno propriamente dito. Caracterizar os aspectos morfológicos e bioquímicos deste evento. Fazer uma comparação com os processos de necrose e de autofagia. Importância ao longo do desenvolvimento e durante a vida adulta. Receptores de membrana e apoptose. Vias bioquímicas intracelulares e apoptose. As caspases. Alterações ao nível do DNA durante a apoptose. Mecanismos de controle da apoptose. Importância para o controle das doenças degenerativas do sistema nervoso. Fatores anti apoptóticos e proteínas intracelulares anti apoptóticas. Quando a apoptose desempenha um papel “benéfico” para o organismo. Como induzi-la de forma controlada e localizada.
ORGANIZAÇÃO MORFOFUNCIONAL DA RETINA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Desenvolvimento embrionário do tecido retiniano; Células presentes neste tecido; Neurotransmissores e Neuromoduladores; Estrutura da retina; Interações funcionais no tecido retiniano.
PRINCÍPIOS DA DEGENERAÇÃO E REGENERAÇÃO NO SISTEMA NERVOSO (60ha, 2 créditos) EMENTA: Ultraestrutura do SNP x SNC; Estudo dos eventos degenerativos; Degeneração Walleriana; Degeneração Aquosa; Degeneração Escura; Microambiente do SNC e as moléculas inibitórias ao crescimento neural; Neuroinflamação X inflamação; Eventos regenerativos; Microambiente favorável do SNP e as moléculas que propiciam regeneração; Doenças Neurodegenerativas mais comuns (doença de Alzheimer, doença de Parkson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Amiotrofia espinhal); Modelos de lesão experimental em mamíferos.
PSICOFISIOLOGIA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Comportamentos motivados e hipotálamo; Comportamento emocional e sistema límbico; dor e mecanismos analgésicos centrais; Aprendizado e memória; Consciência; Sono e vigília; Especialização hemisférica; Linguagem; Sensação e Percepção; Movimento e ação; Cronobiologia.
SEMINÁRIOS EM BIOCIÊNCIAS ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: A ementa do curso constará de diferentes assuntos, apresentados sob a forma de seminários semanais. Os alunos deverão participar como ouvintes, bem como terão que apresentar um seminário no decorrer do curso.
SEMINÁRIOS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Fundamentos do método científico; O método hipotético-dedutivo; dedução e indução; A ciência grega e o renascimento; Ciência e religião; Ciência e ética; Filosofia e Biologia moderna.
SINALIZAÇÃO QUÍMICA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Tipos gerais de sinalização; Mediadores hidrofóbicos e seu mecanismo de ação; Estrutura e fisiologia de receptores ionotrópicos; Estrutura de receptores metabotrópicos; Ciclo da Proteína G; Proteínas efetoras: adenil ciclase e fosfolipase C; segundos mensageiros: AMP cíclico, inositol-trifosfato e cálcio; Proteínas cinases dependentes de segundos mensageiros: PKA e PKC; Fatores tróficos; Estrutura de receptores tirosina cinases; mecanismo de ativação de receptores tirosina cinases; tirosina cinases solúveis; Proteína Ras e proteínas cinases dependentes de sinais extracelulares (ERKs); regulação de receptores acoplados à proteína G: dessensibilização, seqüestro e down-regulation; proteínas cinases dependentes de receptores acoplados à proteína G.
TÉCNICAS EM NEUROBIOLOGIA CELULAR ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Determinação de receptores e transportadores de neurotransmissores em células vivas; Autorradiografia e imunocitoquímica; cromatografia e eletroforese; captação e liberação de neurotransmissores.
TÉCNICAS EM NEUROQUÍMICA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Dosagem de receptores de membrana por método de “binding” em homogeneizado de tecido; Dosagem de AMP cíclico em fatias de tecido ou células; Dosagem da incorporação de timidina marcada em cultura de células; Dosagem do acúmulo de fosfoinositídeos em tecidos ou células cultivadas; Eletroforese e imunoblotting; Dosagem de proteína.
TÓPICOS EM BIOQUÍMICA BÁSICA ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: A disciplina tem como objetivo discutir a solução de problemas envolvendo fundamentos teóricos e práticos de bioquímica básica. Os tópicos abordados na disciplina incluem: pH e Soluções tampão; Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos e proteínas; Enzimas e cinética enzimática; Estrutura, função e metabolismo de proteínas de matriz extracelular.
TÓPICOS EM NEUROBIOLOGIA CELULAR I ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: “Transportadores de neurotransmissores; Neurotransmissores e vias de sinalização; Regulação de fatores de transcrição e localização celular; Interações neurônio-glia; Sistema purinérgico; Óxido nítrico com neurotransmissor; Tópicos especiais emergentes na área.”
TÓPICOS EM NEUROBIOLOGIA CELULAR II ( 30 HORAS – 1 créditos ) EMENTA: Regulação da síntese, captação e liberação de neurotransmissores; Modulação de receptores de neurotransmissores; Neurotransmissores excitatórios e inibitórios: Os sistemas GABAérgico e glutamatérgico; Funções de sistemas neurotransmissores no desenvolvimento; Distúrbios de sistemas de neurotransmissores: doenças neurodegenerativas e psiquiátricas; Tópicos especiais emergentes na área.
TÓPICOS ESPECIAIS EM NEUROCIÊNCIAS ( 60 HORAS – 2 créditos ) EMENTA: Cursos oferecidos por professores convidados pela coordenação do programa.

Cronograma de Disciplinas

Postado por neurociencias em 24/out/2016 -

 

CRONOGRAMA DE DISCIPLINAS BÁSICAS (10 créditos obrigatórios) E ESPECÍFICAS

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

ATENÇÃO AO FORMATO DA DATA: AAAA.MM.DD

DISCIPLINASTIPORESPONSÁVELINÍCIOFIMHORÁRIOVAGAS
Biologia Celular das Membranas e Processos de Transporte (60h -02 créditos)BÁSICARoberto Paes de Carvalho2017.03.062017.03.23 14:00h15
Atividade Elétrica Neuronal (60h -02 créditos)BÁSICAElizabeth Giestal de Araujo2017.03.062017.03.179:30 às 12:00H15
Imunocitoquímica (60h -02 créditos)ESPECÍFICAKarin2017.03.062017.03.21Teórico-Prático integral4
BASES FARMACOLÓGICAS DA NEUTROTRANSMISSÃO: AÇÃO DOS PSICOTRÓPICOS (60h – 02 créditos)ESPECÍFICAAdriana Cunha Faria Melibeu2017.03.202017.04.04tarde10
Tópicos em Neurobiologia Celular II (60h -02 créditos)ESPECÍFICAKarin da Costa Calaza2017.03.272017.04.13Terças, quartas e quintas15
Neurobiologia dos Sistemas Sensoriais, Motores e Cognitivos (60h -02 créditos)BÁSICAClaudio Serfaty2017.04.242017.05.129-12 hs segundas, quartas e sextas15
Introdução à Psicofisiologia (30h-01 crédito)ESPECÍFICAIsabel David2017.04.242017.04.28Manhã e tarde8
Interação Fármaco x Receptor (60 hs – 2 Créditos)ESPECÍFICAMarcelo Cossenza2017.05.082017.05.19manhã15
Bases Biológicas do Comportamento Animal (60h 2 créditos)BÁSICAPablo Pandolfo2017.04.032017.04.13manhã18
Sinalização Química (60h-02 créditos)BÁSICAAna. L. Marques Ventura2017.05.232017.06.02manhã15
Cultura de Células (30h-01 crédito)ESPECÍFICAAna L. Marques Ventura & Roberto Paes de Carvalho2017.06.052017.06.09Prático integral4
Sistema Colinérgico do Desenvolvimento à Neurodegeneração (60h -02 créditos)ESPECÍFICAAline Rabelo e Elizabeth Araujo2017.06.192017.06.30tarde15
Organização Morfo-funcional da Retina (60h – 02 créditos)ESPECÍFICAKarin Costa Calaza2017.06.262017.07.07Integral12
Citocinas e o desenvolvimento do sistema nervoso (60h -02 créditos)BÁSICAElizabeth Giestal de Araujo2017.07.032017.07.149:30-12:00h15
Neurobiologia da Matriz Extracelular (60 hs- 2 créditos)ESPECÍFICAPriscilla Oliveira Silva 2017.07.032017.07.14Tarde15
Desenvolvimento do Sistema Nervoso (60h -02 créditos)ESPECÍFICAAna L. M. Ventura e Paula Campello Costa2017.07.172017.07.28Manhãs 9:30-12:00h15
Drogas de Abuso e suas Ações no SN (60h - 02 créditos)ESPECÍFICAMariana Rodrigues Pereira2017.08.072017.08.18Manhãs 9:00-12:00h15
Neurotransmissores e Doenças (60h- 02créditos)ESPECÍFICAPaula 2017.09.042017.09.15Manhã 9:00-12:00h15
Fund. Básicos da Biologia dos Transportadores de Membrana no Sistema Nervoso (30h - 01 crédito)ESPECÍFICAAlexandre Rodrigues2017.08.282017.09.019:00 - 12:0010
Neurotrofinas: Da Descoberta à Atualidade (90h- 03 créditos)ESPECÍFICAElizabeth Giestal de Araujo2017.09.182017.10.069:30-12:00h15
Oncologia do Sistema Nervoso (60 hs- 2 créditos)ESPECÍFICALucianne Fragel-Madeira2017.09.182017.10.06Segundas, quartas e sextas a tarde15
Técnicas em Neurobiologia Celular (60h -02 créditos)ESPECÍFICARoberto Paes de Carvalho2017.09.262017.10.06Práticas integral4
Tópicos em Neurobiologia Celular I (60h -02 créditos)ESPECÍFICARoberto Paes de Carvalho2017.09.122017.09.22Tarde 14-18hs15
Métodos de Biol. Molecular aplicados à pesquisa (60h -02 créditos)ESPECÍFICALidia Amorim2017.10.302017.11.03integral prática7
Neuroplasticidade (90h-03 créditos)ESPECÍFICAClaudio/Paula2017.11.062017.11.24segundas quartas e sextas 14h10
O Dualismo da Apoptose: Do Desenvolvimento às Doenças Neurodegenerativas (60h- 02 créditos)ESPECÍFICAElizabeth Giestal de Araujo2017.11.202017.12.019:30-12:00h15
Técnicas em Neurofarmacologia (60h -02 créditos)ESPECÍFICARegina Célia Cussa Kubrusly2017.12.052017.12.15Integral6
Seminários em Filosofia da Ciência (30h -01 crédito)ESPECÍFICARoberto Paes de Carvalhojulho a combinar15
Técnicas em Neuroquímica (60h -02 créditos) (microscopia confocal e deconvolução)ESPECÍFICAAna L. Marques Ventura/Claudio Serfatynão será ministrado
Trabalho de Dissertação de MestradoOrientador (a)
Trabalho de Tese de DoutoradoOrientador (a)
Biologia Molecular Básica (30h-01 crédito)ESPECÍFICALuiz Leãonão será ministrado
Tópicos em Bioquímica Básica (60h-02 créditos)ESPECÍFICALuiz Leãonão será ministrado

Translate »