Programa de Pós-Graduação em Neurociências

Regulamento estágio de docência na graduação

Aspectos gerais
O estágio em docência na graduação será obrigatório para todos os alunos inscritos no Programa de Pós-graduação em Neurociências, independente de serem bolsistas ou não, não podendo o aluno defender sua dissertação de Mestrado ou tese de doutorado sem a realização deste estágio.
Objetivo
O estágio possibilitará aos alunos uma experiência didática junto aos cursos de graduação, visando integrar as atividades de graduação e pós-graduação além de contribuir para a sua formação profissional e auxiliar em futuros concursos para o magistério superior.
Período de realização
O estágio será realizado preferencialmente a partir do segundo semestre de curso.
Responsável pela orientação dos alunos
As atividades realizadas pelos alunos durante o estágio deverão ser diretamente supervisionadas pelos respectivos orientadores, não sendo permitida a substituição de professores em sala de aula.
Carga horária
O estágio terá uma carga horária mínima de 60 horas, equivalendo a 2 (dois) créditos teórico-práticos para o Mestrado e 120 horas, equivalendo a 4 (quatro) créditos teórico-práticos para o Doutorado.
Atividades programadas
As atividades a serem desenvolvidas pelos alunos durante o estágio deverão ser as seguintes:
Mestrado:
a) Duas aulas teóricas no curso de graduação com carga horária equivalente a 20 horas (4 horas de aula e 16 horas de estudo, preparação das aulas e discussão com o orientador)
b) Seminários e estudo dirigido ou aulas práticas com carga horária equivalente a 20 horas (5 horas de aula e 15 horas de estudo, preparação e discussão com o orientador).
c) Correção dos relatórios de seminários e aulas práticas e avaliação do seu funcionamento em conjunto com o orientador (10 horas).
d) Avaliação das atividades teóricas realizadas através do grau de aprendizagem dos alunos de graduação demonstradas nas respectivas questões aplicadas em provas (5 horas).
e) Confecção de relatório final do estágio (5 horas).
Doutorado:
a) Quatro aulas teóricas no curso de graduação com carga horária equivalente a 40 horas (8 horas de aula e 32 horas de estudo, preparação das aulas e discussão com o orientador)
b) Seminários e estudo dirigido ou aulas práticas com carga horária equivalente a 40 horas (10 horas de aula e 30 horas de estudo, preparação e discussão com o orientador).
c) Correção dos relatórios de seminários e aulas práticas e avaliação do seu funcionamento em conjunto com o orientador (20 horas).
d) Avaliação das atividades teóricas realizadas através do grau de aprendizagem dos alunos de graduação demonstradas nas respectivas questões aplicadas em provas (10 horas).
e) Confecção de relatório final do estágio (10 horas).
Disposições finais:
O relatório final do estágio deverá ser entregue ao coordenador do curso em conjunto com uma declaração do orientador de que o estágio foi realizado dentro das condições especificadas acima. Os créditos obtidos serão computados dentro do total de créditos obrigatórios estabelecidos pelo curso.
Translate »