Programa de Pós-Graduação em Neurociências

Laboratório de Neurobiologia do Comportamento Animal

Responsável: Pablo Pandolfo
Endereço: Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Biologia. Outeiro de São João Batista s/n. Campus Valonguinho
E-mail: pablopandolfo@gmail.com
Telefone: (21) 8136-3158 e (21) 2629-2327
Histórico e Objetivos: 
Investigar as consequências comportamentais e neuroquímicas da exposição a substâncias psicoativas. E estudar fatores que influenciam na sensibilidade a essas drogas, principalmente a adolescência e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Linhas de pesquisa:
– Neuropsicofarmacologia comportamental
– Abuso de substâncias
– Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Técnicas utilizadas: Preferência condicionada ao lugar; campo aberto; labirinto em cruz elevado; caixa claro/escuro; teste da natação forçada e da suspensão pela cauda; escalada e estereotipia; labirintos para memória, atenção, flexibilidade comportamental e impulsividade; ambiente enriquecido; reconhecimento de objetos, auto-administração de substâncias.
Professores Colaboradores: Reinaldo N. Takahashi (Departamento de Farmacologia – UFSC), Diogo Onofre Gomes de Souza (Departamento de Bioquímica – UFRGS), Lisiane Porciúncula (Departamento de Bioquímica – UFRGS), Rodrigo A. Cunha (Centro de Neurociências/Coimbra – Portugal)
Translate »