Programa de Pós-Graduação em Neurociências

Laboratório de Neurofarmacologia

Responsável: Regina Célia Cussa Kubrusly
Endereço: Instituto Biomédico, 2º andar, sala 213
Email: Kubrusly@vm.uff.br
Telefone: 2629- 2409
Histórico e Objetivos:
O laboratório foi criado no ano de 2004, com o objetivo de estudar a organização morfo-funcional do sistema nervoso central de aves e mamíferos, e as alterações neuroquímicas embrionárias e adultas resultantes do uso de drogas psicoativas.
Linhas de Pesquisa:
1 – As interações de diferentes neurotransmissores e neuromoduladores presentes na retina, embrionária e adulta de aves e mamíferos, investigando as modificações morfológicas e funcionais encontradas no sistema visual destes animais, mediante a inibição da síntese de catecolaminas ao longo do desenvolvimento.
2 – As alterações neuroquimícas embrionárias e adultas resultantes da adição induzida por drogas psicoestimulantes usadas durante o desenvolvimento do sistema nervoso central.
Técnicas utilizadas: Dissecção e Isolamento de áreas do SNC de roedores, Captação e liberação de neurotransmissores, “Binding” de receptores de membrana, Gavage de ratos e camundongos, Separação de proteínas em SDS PAGE e imunoblot, Dosagem dos níveis de AMPc, Técnicas comportamentais (Medida de andiedade, Atividade Locomotora, Impulsividade, Condicionamento por medo ou por abuso de drogas), Cultura de células primárias de tecido nervoso central ( retina, córtex, striatum, Hipocampo)
Equipe:
Doutorado: Matheus Sathler, Adriana de Freitas, Danielle Ferreira
Mestrado: Isis Grgorio, Mauricio Pereira
Iniciação Científica: Clarice Figueiredo, Gabriel Gripp, Gabriela Gomes, Mariana Carvalho
Professores Colaboradores:
Dr Alex Manhaes (UERJ), Dra Ana Lucia marques Ventura (UFF), Dr. Claudio Carneiro ( UERJ), Dra Edna Nanami Yamasaki ( Nicosia University- Chipre), Dra Elizabeth Giestal de Araújo (UFF), Dr Egberto Gaspar de Moura (UERJ), Dr. Fernando Garcia de Mello (IBCCF-UFRJ), Dr. Jesus Landeira-Fernadez( PUC), Dra Patiricia Lisboa ( UERJ), Dr Pradeep G. Bhide (Harvard Medical School-Boston, EUA), Dr. Roberto Paes de Carvalho (UFF), Dra Yael Abre-Villaça ( UERJ).
Translate »