Laboratório de Neuroplasticidade

Responsável: Paula Campello-Costa
Endereço: Outeiro São João Batista, s/n – Centro – CEP: 24020-141. Instituto de Biologia – UFF – Cx Postal: 100180. Programa de Pós-Graduação em Neurociências – Depto Neurobiologia
E-mail: paula.campello@pq.cnpq.br
Telefone: 26292267
Histórico e Objetivos:
O Laboratório tem, nos últimos anos, se interessado em estudar os mecanismos celulares e moleculares relacionados a plasticidade no sistema nervoso central. Utilizamos diversos modelos de estudo. Dentre eles, o sistema visual de roedores é usado como modelo experimental para compreendermos os mecanismos envolvidos na formação de conexões neuronais durante o desenvolvimento normal e após lesão seletivas da retina ou enucleação monocular. Atualmente estudamos o papel funcional de neuromoduladores como a adenosina e o óxido nítrico, bem como os sistemas de neurotransmissores e moléculas de sinalização sináptica na formação de especificidade de conexões centrais e na plasticidade destas conexões in vivo. Além disso, avaliamos a influência de diversas citocinas e da inflamação ao longo do desenvolvimento da via visual. Com o objetivo de avaliarmos a plasticidade em condições patológicas, investigamos também os mecanismos moleculares relacionados a reorganização de vias centrais em animais modelos de doenças degenerativas (modelo de Parkinson) e transtornos de humor (modelo de Ansiedade).
Linhas de Pesquisa:
– Caracterização Neuroquímica de Doenças que acometem o Sistema Nervoso
– Investigação bioquímica das interações moleculares que medeiam a reorganização anatômica observada no desenvolvimento e na plasticidade do sistema visual
Técnicas utilizadas:
Utilizamos nos sub-projetos ratos da linhagem Lister Hooded, ratos Wistar ou camundongos C57Bl6, Técnicas de neuro-cirurgia experimental (implante subpial de ELVAX, injeções intravítreas e intra-cerebrais de fármacos), Utilização de traçadores neuroanatômicos, Técnicas histoquímicas (Nissl, vermelho neutro, peroxidase), Congelamento e Criotomia do Tecido Nervoso, Análise em Microscopia Óptica, Técnicas imunocitoquímicas, Técnicas bioquímicas, ELISA, Dissecção do Colículo Superior, Hipocampo, Estriado (estudo in vitro), Dosagem de AMPc, Western blot, Binding para Receptores de Adenosina
Equipe:
Doutorado: Michele Barboza de Carvalho, Vanessa Gama Goulart, Grasielle Duarte Menezes, Fernanda Brito Vieira Coutinho
Mestrado: Adrienne Dias Campos, Bruna Teixeira Silva, Maria Carolina Peixoto Rodrigues
Iniciação Científica: Sofia Latge Tovar Costa
Técnico: Maria Leite (Auxiliar de Laboratório), Arnaldo de Sá Geraldo– Bioterista, Fabio Otero Ascoli – Médico Veterinário – UFF

Professores Colaboradores:
Claudio A. Serfaty, Prof. Associado III – Prog. Neurociências – UFF; Ana Lúcia Tavares-Gomes, Profa. Adjunto I – Depto. Neurobiologia – UFF; Adriana C. Faria-Melibeu, Profa. Adjunto IV – Prog. Neurociências – UFF; Priscilla Oliveira Silva, Profa. Adjunto II – Prog. Neurociências – UFF; Lucianne Fragel Madeira, Profa. Adjunto II – Prog. Neurociências – UFF; Prof Alfred Sholl-Franco, do IBCCF -UFRJ; Profa Fernanda Guarino de Felice, do IBqM -UFRJ; Profa Hilda Petrs Silva, do IBCCF -UFRJ; Prof Jesus Landeira-Fernandez, da PUC-RJ; Dr Nilson Nunes Tavares – IBCCF – UFRJ; Prof Sérgio T. Ferreira, do IBqM-UFRJ.

Pesquisadores Colaboradores:
Wandilson Rodrigues Jr – pos-doc UERJ. Henrique da Rocha Mendonça, Prof Adjunto – UFRJ – Macaé, Sheila Espírito-Santo Araújo – pos-doc UFRJ