Programa de Pós-Graduação em Neurociências

Laboratório de Neuroquímica

Responsável: Ana Lúcia Marques Ventura
Endereço: Departamento de Neurobiologia, Instituto de Biologia sala 206, Universidade Federal Fluminense – Centro – Niterói- CEP 24020-141- RJ.
E-mail: almv@vm.uff.br
Telefone: 26292-274
Histórico e Objetivos: 
Temos estudado nos últimos anos a diferenciação de neurônios centrais utilizando a retina de embrião de pinto como modelo experimental. Nosso objetivo é compreender como estas células diferenciam suas propriedades receptivas e de que maneira são regulados o aparecimento e a manutenção da atividade funcional de receptores específicos. Temos estudado principalmente os receptores de dopamina e de ATP. Nestes sistemas, temos tentado compreender os mecanismos que controlam a sensibilidade celular a estes neurotransmissores, seus efeitos no desenvolvimento da retina e seus mecanismos de transdução. Temos dado especial atenção aos receptores P2 de nucleotídeos neste tecido, investigando a ativação de MAP cinases, da Akt e a proliferação celular induzida por agonistas específicos de ATP. Temos estudado também a expressão e regulação de fatores que aceleram ou inibem o ciclo mitótico em células de retina cultivadas. Recentemente, iniciamos a caracterização do efeito de nucleotídeos sobre a morte celular em células de retina em cultura. Nosso grupo também tem mantido colaboração com outros grupos, da UFRJ principalmente, caracterizando a ativação de MAP cinases por receptores P2X7 em populações de macrófagos e caracterizando a proliferação celular induzida por receptores P2 de ATP.
Linhas de Pesquisa:
– Receptores de neurotransmissores e vias de transdução de sinais durante o desenvolvimento da retina
– Proliferação celular na retina embrionária de galinha
– Morte celular na retina embrionária de galinha
Técnicas utilizadas: 
Cultura primária de neurônios e células gliaisde retina; Dosagem de receptores de membrana (“binding”); Dosagem de cálcio e ATP; Incorporação de [3H]-timidina e imunocitoquímica para BrDu; Microscopia confocal para localização de proteínas celulares; Western blotting para detecção de expressão e ativação de proteínas; Determinação de apoptose por fragmentação de DNA, MTT e caspase3 clivada; Captação e Liberação de substâncias neuroativas;
Equipe:
Pós-Doutorado: Isis Moraes Ornelas
Doutorado: Erick Correia Loiola, Thayane Martins Silva, Mariana Siqueira Oliveira, Flavia Jesus Jacques,
Iniciação Científica: Roberta Amaral (Faperj), Gustavo Henrique C. Guimarães (CNPq), Mariana Souza (UFF), Thiago Trindade da Silva (UERJ)
Técnicos: Maria Leite Eduardo, Sarah Rodrigues
Professores Colaboradores:
Dr. Pedro Persechini– colaborador (IBCCF- UFRJ), Dr. Ricardo Augusto de Melo Reis – colaborador (IBCCF-UFRJ), Dra. LucianneFragelMadeira (Depto de Neurobiologia –UFF)
Translate »